Quartos Montessorianos
Quando você pensa em um quarto de bebês, qual a primeira imagem que vem à sua cabeça? Provavelmente você imaginou um quarto lindo, todo decorado em tons suaves e um berço bem seguro, não é?
Pois saiba que esse conceito de quarto está cada dia mais sendo repensado e uma nova proposta vem ganhando força:
O Quarto Montessoriano. Uma proposta que valoriza o espaço, o conforto e a autonomia da criança, onde tudo é adaptado à forma de como eles enxergam o mundo.
O Método Montessori foi desenvolvido em 1907 por Maria Montessori, uma médica e educadora italiana, e enfatiza a importância de se criar um ambiente adequado para o desenvolvimento da criança, capaz de permitir a livre expressão de suas capacidades. Um espaço onde a criança consegue aprender sozinha através das suas próprias experiências, ponto fundamental para o desenvolvimento da sua criatividade e autoconfiança.
O ambiente deve ser pensado de uma forma em que a criança fique livre e segura ao mesmo tempo. As principais características são:
🌟 O berço é substituído por um colchão no chão ou uma cama baixa para que a criança possa sair e voltar quando quiser;
🌟 Os brinquedos e livros devem ficar em uma altura em que possam ser alcançados pelas crianças, para que elas possam pegar e guardar com facilidade. Dê preferência à poucos brinquedos, fazendo um rodízio periodicamente;
🌟 Espaço livre para brincar e aprender;
🌟 Espelho baixo (e bem fixado) para que ela possa se reconhecer;
🌟 Barras na parede para que ela possa começar a andar sozinha, sem a ajuda dos pais;
🌟 Uso de tapetes, são aconchegantes e protegem a criança do chão frio. Uma ótima opção são os tapetes de EVA.
⚠ É muito importante estar atento à segurança, evitando quinas e móveis que possam tombar, cuidando com vidros e protegendo ou escondendo as tomadas. ⚠
❤ Veja algumas imagens de Quartos Montessorianos para você conhecer e se inspirar!
(Imagens da Internet)