E-mail: marina@cabanabacanadesign.com.br

PT EN ES

Blog

O Quarto e as Fases da Criança

Arquitetura Infantil

As crianças crescem muito rápido e não demora para percebermos isso. Quando um bebê nasce, os primeiros meses de cuidados intensos parecem intermináveis, mas num piscar de olhos, o nosso bebezinho começa a nos mostrar uma novidade a cada dia. Os dias são longos, mas os meses passam voando. As roupas deixam de servir antes de usar o tanto que gostaríamos, os acessórios até então indispensáveis começam a perder a utilidade e novas necessidades vem quase sempre nos pegando de surpresa. E com o quartinho, não é diferente!

Nós precisamos proporcionar as nossas crianças um espaço adequado à sua faixa etária e às suas necessidades, para que elas se desenvolvam de uma forma saudável. E conhecer as características de cada fase da criança nos ajuda muito a acompanhar todas essas mudanças, e com pequenas modificações, fazer com que seu espaço cresça junto com ela.

0 a 2 anos

Do início da vida até por volta dos dois anos, a principal característica do quarto tradicional do bebê é o berço, um trocador, poltrona de amamentação, cores suaves e uma decoração delicada. O quarto é pensado mais na praticidade dos pais, projetado para as dimensões de um adulto, pois a criança ainda é bastante dependente e precisa dele para a maior parte das atividades.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

 

2 a 4 anos

Aí o bebê cresce e o espaço do berço torna-se pequeno. Ele se sente incomodado com as grades, se torna mais curioso e procura um pouco mais de independência. O nosso jovem aventureiro  logo tentará escalar e sair do berço sozinho, e se você não estiver atento, ele poderá se machucar e isso pode ser realmente perigoso. Então chega a hora de fazer a transição para um caminha. Uma caminha no chão ou uma caminha baixa, com ou sem grade de proteção, o importante é que seja segura e que a criança consiga entrar e sair sozinha. Com o desfralde o trocador já não se torna mais necessário e vai dando lugar para uma estante de brinquedos baixinha, uma mesinha para colorir, e principalmente um espaço para brincar. Nessa fase o brincar é a atividade mais importante para o seu desenvolvimento e espaço para isso é o que mais a criança precisa. Por volta dos 2 ou 3 anos, a criança já tem as suas preferências, suas brincadeiras preferidas e os personagens que mais se identifica e isso começa a aparecer na decoração. O quarto torna-se mais colorido também.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

 

5 a 7 anos

Por volta dos 5 anos, já precisamos pensar em espaço para a criança brincar com os amiguinhos e ter uma cama extra. Começa a fase dos jogos, da TV, do vídeo game. É a fase pré-escolar e com o início da alfabetização, é preciso pensar em um local adequado de estudos para a criança poder fazer as suas atividades com conforto e concentração. Então o espaço para os brinquedos diminui um pouco e você precisa pensar em uma forma prática de organização, como gavetões, baús ou caixas. E nessa fase eles gostam muito de tomar decisões e escolher como deve ser o seu cantinho. Você pode e deve deixar que ele participe, afinal, o quarto tem que ter a sua personalidade e seu gosto.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

 

8 a 10 anos

A partir 8 ou 9 anos, a criança passa a demonstrar um grande interesse por sua individualidade. Ela já não quer cores e temas muito infantis, quer escolher como vai ser a decoração, quer um espaço com mais personalidade. A decoração passa a ser mais voltada para seus hobbies ou esportes favoritos, e começam a deixar de lado os personagens.  Aumenta a necessidade por um espaço maior para equipamentos e materiais de estudo, assim como os armários de roupas. E se ainda você não providenciou uma cama extra, agora é o momento, pois é nessa fase em que os amigos dele passarão a dormir na sua casa.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

 

Mais de 10 anos

Na fase dos 10 ou 11 anos, aproximando-se da adolescência e com opinião forte, a necessidade por privacidade torna-se cada vez maior e o quarto passa a ser o seu lugar favorito da casa. Nessa fase começamos a pensar em uma decoração mais neutra em relação às anteriores, pois será mais duradoura e começa a ter cada vez mais características de um quarto adulto.  Os brinquedos passam a ser enfeites e a presença do computador se torna mais freqüente.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

 

Vale lembrar que não é regra, cada criança é única e se desenvolve num ritmo próprio. O que podemos fazer é conhecer as principais características de cada fase da criança, quais são as mudanças que ocorrem e tentar organizar o espaço da forma mais adequada para a necessidade atual dos nossos pequenos.

OBS: Imagens de projetos NÃO AUTORAIS.