Dicas de Iluminação para Quartos de Bebê
Quando pensamos em preparar o quartinho para a chegada de um bebê, além dos móveis e da decoração é preciso estar atento à ILUMINAÇÃO, que deve ser preparada e escolhida com muito cuidado. Através dela podemos criar um ambiente tranquilo e acolhedor, fazendo toda a diferença tanto na estética como também na influência do sono do bebê e no auxílio na hora das mamadas e trocas o seu pequeno.
Então, vamos às dicas!
- Luz natural: A luz do sol, de forma moderada, é importantíssima para a saúde do bebê. Durante o dia use ao máximo a iluminação natural e regule a entrada da luz e do sol através das cortinas e persianas.
Fonte: http://www.quartodebebe.net/wp-content/uploads/2012/09/quarto-bebe-gemeos-unissex-e1352332067289.jpg
- Posicionamento das luzes: A primeira coisa a ser verificada é a característica do local. Se o teto possui forro ou gesso é possível criar diferentes tipos de iluminação, como o jogo de luzes e iluminação indireta, podendo criar diferente efeitos e dar destaque a elementos de decoração. Quando não tem forro, o uso de lustres e pendentes com iluminação indireta podem ser usados para a iluminação geral. O importante é iluminar adequadamente os principais locais do quarto, como o berço, o trocador e a poltrona cuidando para não ofuscar os olhinhos do bebê.
Fonte: http://www.amareloouro.com/site/uploads/2015/12/decoracao_quarto_bebe_menino5-e1450725465913.jpg
- Utilize dimmers: A dimerização é uma boa opção pois a intensidade da luz pode ser regulada conforme a necessidade dos pais e do bebê. Os dimmers podem ser acoplados aos interruptores e são fáceis de usar. Hoje existem até aplicativos para os smatphones, trazendo o controle da luz para a palma da sua mão. Porém, nem todas as lâmpadas permitem a regulagem de luz, então confira com o fornecedor antes de compra-la.
Fonte: https://imagens.revista.zapcorp.com.br/wp-content/uploads/2015/03/fita-de-led-para-quarto-de-bebe_revista-do-ZAP-03.jpg
- Tipo de lâmpadas: As lâmpadas mais indicadas são as amarelas, com cor mais quente, pois são mais aconchegantes e relaxantes para o bebê. As lâmpadas de LED são uma excelente opção, pois além de serem mais econômicas não esquentam. Não escolha lâmpadas fluorescentes ou LED brancas, pois o efeito é estimulante e podem atrapalhar o descanso do seu filho.
Fonte: https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/564x/f7/03/78/f70378c9ff190fc17a1e442ac06169ad.jpg
- Abajures: Tanto os modelos de mesa quanto os de chão são muito úteis e trazem aconchego ao ambiente através da luz indireta. Se colocados próximos à poltrona de amamentação ou trocador, ajudam muito durante a amamentação e a troca.
Fonte: http://www.quartoparabebe.com.br/wp-content/uploads/2016/06/iluminacaoquartobebe02.jpg
- Balizadores: São luminárias instaladas na parede próximas ao piso que podem ficar acesas durante toda a noite. Elas auxiliam nas tarefas noturnas sem causar o desconforto de uma luz geral e mais forte.Fonte: http://www.casanovah.com.br/wp-content/uploads/2015/06/077.jpg
- Soluções decorativas: Existem diversas alternativas que podem ser usadas para destacar a decoração e criar um ambiente lúdico e criativo. Podem ser embutidos no gesso ou na marcenaria, dando destaque aos elementos decorativos e papéis de parede. Alguns tipos de iluminação tem se destacado, como o efeito de “céu estrelado”, com uso da fibra ótica e o uso fitas de LED que mudam a cor conforme o gosto e necessidade, usando os benefícios cromoterapia.
Fonte: https://2.bp.blogspot.com/-XGYiKRzuE4w/U3jt-TwnlpI/AAAAAAAAAXk/DetuNyceQIM/s1600/IMG_5835.PNG
Fonte: https://4styleinteriores.files.wordpress.com/2015/06/12_quartodobebe.jpg
- Projeto luminotécnico: Se couber no seu orçamento, vale a pena procurar um profissional especializado. Um bom projeto de iluminação se preocupa tanto com o conforto visual quanto com a sua eficiência, além de tornar ainda mais belo o cantinho do seu bebê.
Fonte: http://www.globodicas.com.br/wp-content/uploads/2015/01/Decoracao-de-quarto-de-bebe-9.jpeg
- O bebê cresceu, e agora? Quando seu bebê cresce e chega a hora de fazer algumas modificações, como trocar o berço pela cama, você não precisará substituir a iluminação se tiver o cuidado com a nova disposição dos móveis, observando sempre para que a luz não fique diretamente sobre a cabeceira da cama. E a luz indireta mais suave pode ser uma grande aliada, pois à medida que o bebê cresce, quase sempre aumenta o medo do escuro. Uma luz fraca que possa ficar acessa a noite toda, que não esquenta (e não oferece risco à criança) e tem baixo consumo de energia, proporciona uma grande sensação de segurança às crianças e permite aos pais darem aquela “espiadinha” sem a necessidade de acender a luz do quarto.
Fonte: https://3.bp.blogspot.com/-ylTxfZTbMK0/UQEqTn-L8gI/AAAAAAAAGXo/M3h0S7xU_cI/s1600/casa-cor-chega-ao-amazonas-ambientes-modernos-sustentaveis-12.jpg