A Influência das Cores na Decoração de Quartos Infantis
Quando decidimos decorar um ambiente, a escolha das cores deve levar em conta muito além do seu gosto pessoal. As cores são frequências vibratórias, que quando captadas pelos nossos olhos, estimulam diferentes áreas do nosso cérebro nos trazendo diferentes sensações e exercem forte influência no nosso aspecto físico, mental e emocional. Há cores que acalmam, nos trazem a sensação de conforto, nos agitam ou estimulam a criatividade. E quando escolhemos a cor do quarto dos nossos filhos, sejam eles ainda bebês ou mais crescidinhos, estaremos estimulando eles de diferentes formas.
Geralmente o mais indicado para os quartos de bebês são os tons pastéis, para evitar que o sistema neurológico em formação fique sobrecarregado e não provoque uma agitação mais intensa, podendo causar problemas no sono do seu pequeno. Mas isso não quer dizer que alguns tons mais vibrantes não possam ser usados! Opte por tons mais fortes em acessórios e complementos, pois isso ajudará no seu desenvolvimento.
Para as crianças mais crescidinhas, o ideal é achar um equilíbrio entre tons fortes e cores mais suaves. Devemos ao mesmo tempo estimular a criatividade e transmitir tranquilidade. E claro, levando em conta o gosto do seu filho, pois o quarto deve refletir o seu mundo, o seu cantinho.
Embora cada pessoa responda às cores de uma forma particular, vamos conhecer um pouco mais quais são as sensações que cada cor tende a transmitir:
- AMARELO: Transmite alegria, favorece a criatividade e o raciocínio. Transmite conforto e segurança e abre o apetite.
- LARANJA: Do time das cores quentes, também estimula o apetite. É uma cor acolhedora que favorece o otimismo, entusiasmo e alto astral.
- VERMELHO: Cor energética e vibrante, sugere força, dinamismo e agitação. Em excesso pode causar excitação e nervosismo.
- ROSA: Provoca um estímulo mais brando por ser uma mistura do vermelho com o branco. Em tons mais claros remete ao romantismo e delicadeza e em tons mais fortes, traz vivacidade ao ambiente.
- LILÁS/ROXO: O lilás é uma cor relacionada à espiritualidade e transmite tranquilidade. Porém, se usado em demasia pode remeter à melancolia. O roxo deve ser usado com cautela e na medida certa favorece a intuição.
- AZUL: Cor da calma e serenidade, favorece o sono quando usado de forma equilibrada. O excesso, pode levar à introspecção. Aliado ao branco, cria a sensação de limpeza e frescor.
- VERDE: Por ser a cor da natureza, acalma o sistema nervoso, sugerindo harmonia, tranquilidade, equilíbrio, frescor e aliviando o estresse. É relacionado à sensação de satisfação e esperança.
- BRANCO: Traz a sensação de limpeza, pureza e frescor e amplia o ambiente. O seu excesso deixa o ambiente monótono e frio.
- BEGE: Transmite calma e passividade.
- CINZA/PRATA: Estabilidade e sucesso, tecnologia e inovação.
E para finalizar, sempre é bom lembrar que as cores claras ampliam o ambiente, e as cores escuras reduzem o ambiente e dão a sensação de profundidade.